
A , maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos feitos a partir do eucalipto, renovou a parceria com o Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos (GAMT) para dar continuidade ao programa de formação de jovens em Caçapava Velha (SP). A iniciativa, que integra o programa Falando de Sustentabilidade e promove ações sociais, culturais e ambientais nos municípios onde a companhia atua, já atendeu 63 participantes entre 16 e 21 anos e deve alcançar aproximadamente mais 40 jovens nas próximas turmas, reforçando o compromisso da empresa com a geração de oportunidades e o desenvolvimento das comunidades locais.
Com a renovação, o projeto seguirá oferecendo capacitação técnica e socioemocional, preparando jovens para ingressar no mercado de trabalho com competências essenciais, como comunicação assertiva, postura profissional, trabalho em equipe, protagonismo, organização e resolução de problemas. A formação inclui oficinas práticas, atividades de desenvolvimento comportamental e vivências que aproximam os participantes do ambiente corporativo, fortalecendo a autonomia, senso crítico e visão de futuro.
“Estamos comprometidos em contribuir para que jovens tenham acesso a formação qualificada e oportunidades reais de desenvolvimento, alinhados ao nosso direcionador de que só é bom para nós se for bom para o mundo. A renovação desta parceria reforça nosso compromisso com a educação e com o fortalecimento das comunidades, criando caminhos de futuro e ampliando o impacto social positivo nas regiões onde atuamos”, afirma Joana Mamedes, coordenadora de Relacionamento Social da .
Vivência na prática
Como parte das atividades previstas no programa, os(as) jovens da turma atual tiveram uma experiência prática nas operações florestais da , ao visitarem uma área de plantio em Caçapava (SP), durante o mês de outubro. A atividade proporcionou que os(as) participantes conhecessem de perto o funcionamento da cadeia produtiva da companhia, conectando os aprendizados teóricos à realidade do campo. Durante a visita os(as) jovens puderam acompanhar etapas como o plantio, corte e manutenção das áreas florestais, conheceram as máquinas utilizadas e a estrutura organizacional envolvida nas operações. A vivência contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como autonomia, responsabilidade e visão crítica sobre o mercado de trabalho, além de ampliar o repertório profissional dos participantes e possibilitar que conhecessem o programa de aprendizagem.
A iniciativa cumpre seu propósito de ampliar oportunidades e preparar jovens para o mercado de trabalho, como relata Maria Heloísa: “Conheci o GAMT por meio das minhas primas, que participaram do projeto e conquistaram oportunidades de trabalho. Elas me incentivaram a entrar também, e desde
então tem sido uma experiência transformadora. As formações semanais têm me ensinado muito, aprendi a enviar e-mails, montar um currículo, me apresentar com segurança, me portar em entrevistas de emprego e muito mais. A cada encontro, adquirimos novos aprendizados para a vida profissional. Sou muito grata ao projeto por proporcionar uma vivência tão enriquecedora para tantos jovens.”.